Caminho Mais Que Excelente

Existe um caminho que é mais que excelente. Existe um povo que anda por ele.

O caminho é estreito, difícil, poucos escolhem trilhá-lo. Mas, o fim dele é vida, luz, paz e alegria.

Nesse caminho há montanhas, vales, desertos... Mas o destino final é uma terra que mana leite e mel.

Não é o caminho aparentemente mais “seguro” e muito menos confortável.

Quando você menos espera uma nova aventura está para acontecer. Talvez você tenha que passar pelas águas, pelos rios ou pelo fogo. Mas não estarás sozinho nesses momentos. O rio não te afogará e o fogo não te queimará.

Existem tesouros escondidos nos lugares mais improváveis e estranhos dessa caminhada. Flores nascem nos desertos, águas saem das pedras e o alimento vem dos céus...

A ordem das coisas é diferente também. As coisas tem que morrer primeiro para depois viver. Dar para depois receber. Ser antes de fazer.

Nada é de fato o que aparenta ser. Os pequenos podem ser grandes, os ricos pobres, os pobres ricos, as perdas ganhos, as vitórias maldições, os desprezados escolhidos, os honrados desprezados...

Só conseguem compreender aqueles que tem coração puro e que tem olhos que enxergam o improvável, a essência das coisas. E ouvidos que estão abertos para ouvir e aprender.

É o caminho dos que estão de passagem, são peregrinos nessa terra. Pertencem a um reino que ainda está para ser reestabelecido. Anseiam por esse dia.

É o caminho dos que carregam a paz. Seus pés são calçados com boas novas. São cingidos da verdade, vestem a justiça, tem a fé como seu escudo e a sua maior arma é a palavra de vida.

São pobres de espírito, mansos. Têm fome de justiça, são misericordiosos, limpos de coração, pacificadores e, com alegria, são perseguidos por causa da justiça.

São considerados como loucos pelos sábios desse mundo, mas não se importam, pois sabem que não serão honrados aqui. Se fazem pequenos para serem grandes um dia. São humildes de coração. São justos e não precisam se justificar.

Andam contra a cultura desse mundo, pois não são desse mundo. Tidos como tolos muitas vezes. Mas, são chamados de bem-aventurados e felizes por Aquele a quem pertencem.


São como árvore plantada junto a ribeiros de águas. E o seus frutos são doces: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Têm uma missão ao longo do caminho: pregar boas novas aos quebrantados e curar os quebrantados de coração. Proclamar liberdade aos cativos, libertando os que estão algemados. Consolando os que choram. E pondo vestes de louvor em todo espírito angustiado, lhes dando óleo de alegria ao invés de tristeza. Uma coroa ao invés de luto. São verdadeiras cartas vivas de amor.

Embora tenham que trilhar esse caminho sozinhos durante um tempo, não são abandonados. E ajudam a preparar o caminho para que outros passem por ele também. 

Caminham com gratidão, pois receberam mais do que mereciam. Possuem um espírito vibrante.

Carregam a sua cruz no tempo presente. Mas serão consolados um dia. Verão a recompensa de seu penoso trabalho. E terão cada uma de suas lágrimas enxugadas. Seus pecados serão esquecidos para sempre. Serão justificados pela graça e lavados pela misericórdia.

É o caminho dos que correm para alcançar o alvo. Não param, não olham para trás. Se caiem, logo levantam e continuam adiante em sua missão. 

É o caminho dos que sabem o que é perseverar nas adversidades. São inabaláveis nas tribulações. Têm a sua casa firmada sobre a rocha, que mesmo as maiores tempestades não podem destruir.

Andam por fé e não por vista. São nascidos do Espírito e guiados por Ele.

Quando tem que andar por lugares obscuros, a palavra é a sua luz. Conseguem caminhar até que seja dia de novo.

Têm em seus lábios um cântico novo, pois andam pelo novo e vivo caminho.

Escolheram o caminho que leva a eternidade, pois escolheram a sabedoria acima dos bens, riquezas e prazeres momentâneos. A recompensa é que a morte não é o seu fim. Nem que tenham que andar pelo vale da sombra da morte, ainda assim estarão seguros. São conduzidos a pastos verdejantes e águas de descanso.

O caminho, embora mais que excelente, é de fato estreito... Repleto de escolhas, testes, vales de decisões... Porém, a recompensa é indescritível em palavras. Nem olhos ainda viram, nem ouvidos ouviram o que está preparado para os que o escolherem. Serão como aqueles que sonham acordados, pra sempre e eternamente.

O caminho é uma pessoa. E escolhê-lo a maior decisão.

“Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
João 14:6

"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".
Mateus 7:13-14
M.S.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas