Uma Visão Espiritual da Arte


Eu sempre fui apaixonada por arte, desde pequena. Apaixonada pela capacidade que ela tem de expressar o mundo, uma geração, o mais profundo do coração de um ser humano. A arte revela a história, desvenda mistérios, intriga, revoluciona, abre janelas de conhecimentos e tem a capacidade de nos tocar no mais profundo de nosso ser. Quando as palavras cessam, a arte sempre foi capaz de expressar...

Mas, talvez por ser psicóloga, sempre olhei um lado mais humanista da arte e nunca havia me atentado tanto para o lado espiritual que ela revela. E também não estava familiarizada com alguém que falasse a respeito, principalmente do ponto de vista cristão, até chegar aqui no IHOP... 

Essa semana, pela segunda vez, tive o privilégio de fazer parte de um tour pelo maior museu aqui de Kansas City, chamado: Nelson Atkins Museum of Art. Nesse tour, um dos membros do IHOP dá uma aula sensacional sobre a História da Arte fazendo um link com o mundo espiritual. O nome dele é Christian Gonzalez. Ele é ator, escritor e arquiteto formado pela Yale University. 

De acordo com Christian, a arte é uma linguagem. E a arte é uma ponte, que faz com que realidades não vistas se tornem acessíveis a indivíduos, sociedades e civilizações. Ele descreve a História da Arte como uma tentativa dos seres humanos se reconectarem com essas realidades espirituais, sejam elas boas ou ruins.

De uma maneira geral, ele faz uma distinção entre a arte das civilizações orais x a arte das civilizações que já possuem a linguagem escrita. Nas civilizações orais basicamente o que era expresso era o que eles literalmente viam, por terem uma conexão maior com o mundo espiritual. A arte dessas civilizações focavam em um sistema de linguagem que concebia o ser humano em todo o seu ser (corpo, alma e espírito). Já a arte das civilizações que possuem a escrita, principalmente as culturas ocidentais, focam mais no lado racional do ser humano, o que restringe um pouco sua forma de conceber o mundo e de se reconectar com essas realidades ainda não vistas.

Todas essas idéias me fizeram pensar sobre como o papel do artista, que a meu ver é aquele que vê adiante, que é o precursor de idéias, pode nos ensinar nessa caminhada espiritual. Será que temos falado, cantado, criado a partir daquilo que vivemos, experimentamos, provamos ou estamos apenas reproduzindo algo que outras pessoas viram e provaram ao se conectarem com essas realidades não vistas? 

Nós somos os profetas de nossa geração. E cabe a nós ver e ouvir o que Deus tem a falar, revelar, mostrar para esse tempo. 

Existem músicas, visões, pregações, novas estratégias a serem reveladas aqueles que buscam na fonte de toda inspiração, DEUS. 

Quem são aqueles que irão na fonte e se colocarão como canais de Deus para esse tempo, essa geração?

Seguem dois versículos para reflexão...


"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciarte-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." 
Jeremias 33:3

"Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus." 
Mateus 13:11
M.S.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas