#dia65

A instituição que liberta

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32

A duas semanas atrás morreu um grande mestre da Educação e Literatura brasileira, Rubem Alves. Ele sempre me inspirou muito com suas idéias e me encantou com suas crônicas sobre os mais diversos temas e o cotidiano da vida. Mas, quero me atentar aqui para uma frase que ele falou sobre Educação e fazer um paralelo com a Instituição Igreja Cristã. Ele disse assim: “Há escolas que são gaiolas e outras que são asas”. 

Eu acredito que também existam igrejas que podem ser como gaiolas, que através de doutrinas religiosas muito rigidas, que perderam em algum momento a essência do que está escrito na Bíblia, acabam aprisionando pessoas ao invés de ensiná-las a voar na liberdade do que é viver em Cristo, deixando claro aqui que liberdade não significa permissividade para pecar.

Assim como em uma Escola, que deveria preparar crianças e adolescentes para se tornarem sujeitos com habilidade de pensar por si próprios, se tornando autores de seus pensamentos, ideias e criação a Igreja deveria proporcionar um ambiente favorável para que cada pessoa pudesse crescer em sua identidade única dada por Deus, crescendo no caráter de Cristo e exercendo assim o seu papel no corpo de Cristo como um todo.

Que como Igreja de Cristo possamos dar asas para que cada cristão possa voar em direção ao seu destino profético.

Paz,

M.S.

Comentários

Postagens mais visitadas