O Mito de Ter que Ter Tudo

Você já parou pra pensar na pressão que "a sociedade" nos faz desde que somos pequenos? O que precisamos ser, ter, fazer, aparentar, mostrar? Precisamos ser lindos (sem imperfeição nenhuma), precisamos ser bem sucedidos na escola e depois no trabalho, precisamos ter muitos relacionamentos com amigos e também um ótimo relacionamento amoroso (namorar, casar, ter filhos), precisamos ter bens, coisas e não apenas tê-las mas, mostrá-las, como se fosse pra provar algo (não pra nós mesmos, mas pra todos!). Nós cristãos também precisamos provar que damos frutos (não pela essência do que eles representam) mas, para mostrar eficiência e resultado. E além de tudo isso, ainda precisamos ser felizes sempre, todos os dias de nossas vidas!

Mas diante de tanta pressão eu te faço uma pergunta: É de fato possível ter tudo, ser tudo e ainda no "tempo certo" em que "a sociedade" determina? Será que é possível ou será que estamos buscando algo que vai muito além do que de fato precisamos?

Em primeiro lugar, quem será que estamos deixando determinar o que devemos ser, ter, fazer, etc...? Será que temos nos deixado levar mais pela cultura desse mundo que prega que o ser é ter, que prega a aparência, que ama o dinheiro, que cultua o ego e o prazer a qualquer custo? Ou será que estamos sendo influenciados pela Palavra de Deus? Até que ponto os nossos desejos refletem aquilo que Deus nos chamou pra ser, ter e fazer?

Em segundo lugar, ter tudo é UM MITO! Ninguém pode ter tudo, ser tudo aquilo que a sociedade um dia determinou. Mas, ainda que tivesse tudo externamente e o mundo interior como que anda? Muitos acham que tem tudo mas, como diz a Palavra são pobres, cegos e nus. Confiam no que construiram com a força de seus braços mas, tudo o que foi construído nessa terra é muito frágil, é facilmente abalável. O que você tem hoje talvez não tenha mais amanhã e ai como que você fica? 

Cada um de nós está construindo uma história única com Deus, cheia de altos e baixos, montanhas e vales mas, com propósito, com aprendizado, com crescimento, com construção. As vezes perdemos pra ganhar, as vezes esperamos pra conquistar, as vezes lutamos muito pra aprender algo, as vezes batalhamos por coisas eternas e não terrenas. As vezes nos estristecemos e tudo bem por isso! As vezes nos deparamos com nossas próprias fraquezas e tudo bem, pois temos força em Deus! Precisamos ser mais leves com a gente mesmo! 

Se tivéssemos tudo talvez achassemos que não precisariamos Daquele que é o único capaz de nos preencher por inteiro no corpo, na alma e no espírito, que é o próprio Deus! O que é imperfeito busca Aquele que é perfeito para se satisfazer e se aperfeiçoar dia após dia. 

O resumo de tudo é que NÃO precisamos ter tudo, mas precisamos ser e fazer apenas aquilo que Deus nos pede em cada estação de nossas vidas. E o que Ele te pede no momento em que você se encontra hoje as vezes pode parecer loucura pra esse mundo mas é caminho de vida pra você. Que voz você vai seguir, a Dele ou a voz da cultura desse mundo? Você vai continuar insatisfeito, se colocando pra baixo ou vai entender o tempo em que você se encontra e assim poder completar a missão desse tempo?

Tenha paz em Deus! O caminho e o tempo Dele são perfeitos, o que Ele tem pra você é único e vale a pena esperar pelas Suas promessas!

"E não vos conformeis com esse mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Paz,

M.S. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas